Clínica Sementes, corpo e saúde em equilíbrio e no lugar certo

Contate-nos (11)3884-8984

Nódulos na tireóide vão afetar 60% da população brasileira durante a vida

Alterações nessa glândula podem afetar diversas funções do organismo, além do que 5% são cancerígenas

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia estima quenódulos da tireóide vão afetar 60% da população brasileira no decorrer da vida. Essas alterações podem afetar diversas funções do organismo, além do que 5% são cancerígenas. Sobre o assunto, o programa Cotidiano conversou com o radiologista Gleidson Viana.

Segundo ele, os nódulos na tireóide são mais recorrentes em mulheres e idosos, mas mesmo asssim, a ocorrência é muito alta na população. A glândula da tireóide é a que regula todo o nosso sistema e o hormônio produzido por ela é essencial para todo o funcionamento correto do corpo, como temperatura, sono, controle emocional, funcionamento intestinal, controle do peso. Segundo o médico, inflamação, excesso ou redução do hormônio da tireoide causam problemas no corpo humano, desencadeando sintomas como ganho de peso, sonolência e entre outros.

Quem suspeitar ter problemas na tireóide deve procurar um endocrinologista, que vai examinar a região do pescoço e pedir os exames complementares que vão avaliar a tireóide. Segundo o médico, o melhor exame de imagem para esta avaliação é a ultrassonografia, mesmo que sejam pequenos os nódulos. Com este exame juntamente com o de sangue o médico faz o acompanhamento e verifica a existência ou não de nódulos, e se são malignos ou benignos.

Saiba mais sobre os problemas da glândula tireóide nesta entrevista ao Cotidiano, com Alisson Machado, na Rádio Nacional de Brasília

 

FONTE: http://radios.ebc.com.br/cotidiano/edicao/2015-09/nodulos-na-tireoide-vao-afetar-60-da-populacao-brasileira-no-decorrer-da

Os comentários estão desativados.

Pré-agende sua consulta

É fácil e rápido

Contate-nos (11)3884-8984