Clínica Sementes, corpo e saúde em equilíbrio e no lugar certo

Contate-nos (11)3884-8984

Especialidades em Nutrição – Diabetes Novembro Azul

O Dia Mundial do Diabetes, na verdade, é um alerta para a epidemia em curso, e foi escolhido o dia 14 de novembro como marco para que sejam trabalhadas as ações de prevenção e controle da doença. Este ano com enfoque Mulheres e Diabetes -Nosso Direito a um futuro saudável.

Vale ressaltar  que estas campanhas devem ter sua repercussão todos os dias e, assim, contribuir para diminuir o número  alarmante de pessoas acometidas pela Diabetes e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença.

Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica multifatorial que afeta a forma como o organismo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo.

É caracterizada pelo aumento da glicose na circulação sanguínea, conhecido como “Hiperglicemia”. Esse aumento ocorre porque a “insulina”, hormônio responsável pela transporte da glicose para as células, deixa de ser produzida pelo pâncreas em quantidades  suficientes ou ainda o organismo desenvolve  uma resistência aos efeitos da insulina prejudicando a manutenção do  nível de glicose normal do organismo.

Atualmente, estima-se que a população mundial com diabetes seja da ordem de 387 milhões e que alcance 4

71 milhões em 2035. Cerca de 80% desses indivíduos vivem em países em desenvolvimento, onde a epidemia tem maior intensidade e há crescente proporção de pessoas acometidas em grupos etários mais jovens.

 

 

 

 

A DM como qualquer doença crônica necessita de tratamento e acompanhamento  clínico e nutricional. Entretanto, se não houver acompanhamento, as altas taxas de glicose no sangue podem favorecer algumas complicações, entre elas incluem danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente  nos rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Estes dados comprovam a importância de trabalhar cada vez mais na prevenção e ampliar o acesso à informação, considerando que a DM é atualmente, um problema de saúde mundial.

 

O Nutricionista, neste contexto,   participa do tratamento   e propõe estratégias de orientação nutricional, plano alimentar individualizado adequado para controle das complicações clínicas e nutricionais  para  melhorar aceitação da dieta  e qualidade de vida desta população. A alimentação deve ser nutricionalmente balanceada e fracionada, nela  conter todas as categorias de alimentos com característica bioquímicas que auxiliem no metabolismo da glicose, no entanto, devem ser consumidos com moderação, dando preferência a vegetais, frutas e cereais integrais.

Para tanto a prescrição individualizada adequada deve ser feita pelo Nutricionista que  considera os princípios  da gastronomia hospitalar, os cinco sentidos na harmonia da alimentação e outras restrições necessárias, em caso de patologias associadas,  permitindo uma melhor  ingestão alimentar que irá colaborar com a manutenção e recuperação do estado nutricional do paciente. Assim é imprescindível que pacientes e seus familiares tenham um atendimento diferenciado e humanizado.

acessem artigo completo O papel da nutrição na prevenção e controle do Diabetes Mellitus   https://www.eusemfronteiras.com.br/o-papel-da-nutricao-na-prevencao-e-controle-do-diabetes-mellitus/

Alimentação e saudável e os benefícios no controle do diabetes tipo 1 e 2    https://www.eusemfronteiras.com.br/alimentacao-saudavel-e-os-beneficios-no-controle-do-diabetes-tipo-1-e-2/ 

Acessem  vídeo

(fonte: SBD2015/2016)

 

 

DIABETESgrupo-dm

grupo-dm-1grupo-dm-2grupo-dm-3grupo-dm-4grupo-dm-5

(fonte: SBD2015/2016)

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Nutricionista

Mestre em Ciências   Nutrição -Nefrologia/Unifesp

CRN-3  9748

Entre em Contato

recepcao@clinicasementes.com.br

 Fone: (11)3884.8984

Rua Bento de Andrade, 58  D Jardim Paulista

https://www.facebook.com/vilaninutri/

Os comentários estão desativados.

Pré-agende sua consulta

É fácil e rápido

Contate-nos (11)3884-8984