Alimentação saudável e os benefícios no controle do Diabetes tipo 1 e 2

Como uma alimentação adequada e saudável pode ajudar uma pessoa com diabetes a controlar os níveis de glicose no sangue

Diabetes (DM) é uma doença de alta prevalência mundial e no Brasil não é diferente, eles já são mais de 14 milhões, muitos sem diagnóstico e a maioria com controle inadequado, que leva a diversas complicações da doença, comprometendo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade.

LEIA TAMBÉM: O papel da nutrição na prevenção e controle do Diabetes Mellitus

A Diabetes é uma doença crônica multifatorial, cujo tratamento depende da conjugação de três fatores: Alimentação, Atividade Física e Medicação.

Vale lembrar que existem duas formas principais de Diabetes: o Tipo 1 (insulinodependente ou juvenil) e o Tipo 2 (não-insulinodependente ou com início mais frequentemente na vida adulta e acometem os indivíduos de forma diferente).

DM tipo 1 é ocasionado por doença autoimune que ataca as células beta do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, hormônio que transporta a glicose para as células. Neste caso, o pâncreas produz pouco ou deixa subitamente de produzir insulina, e como resultado, a glicose se eleva no sangue (Hiperglicemia). A falta absoluta de insulina dá origem à produção de substâncias tóxicas no organismo, os chamados “corpos cetônicos”, este conjunto de sintomas ocasiona mal-estar, náuseas, tonturas, desmaios e até “coma diabético”, e como não há qualquer produção de insulina, a administração exógena é necessária. Geralmente, o DM Tipo 1 aparece na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também e representa entre 5 a 10% do total de pessoas com a doença.

DM Tipo 2 aparece quando o organismo deixa de produzir insulina em quantidades suficientes ou ainda o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, desenvolvendo uma resistência à sua ação e prejudicando a manutenção do nível de glicose normal, que deve ficar entre 70 e 99 mg / dL. O DM tipo 2 acomete cerca de 90% das pessoas com diabetes, manifesta-se mais frequentemente em adultos sedentários, acima do peso, com hábitos alimentares e estilo de vida inadequados. No entanto, crianças e adolescentes também podem apresentar a doença, atualmente cresce o número devido ao aumento da obesidade. O tratamento dependerá da gravidade, em muitos casos poderá ser controlado com acompanhamento nutricional, plano alimentar individualizado e atividade física, em outros casos associados a estes, exigem também o uso de medicamentos para controlar a glicemia e/ou insulina.

Independentemente do tipo, a qualidade de vida de uma pessoa com Diabetes dependerá de sua compreensão sobre a importância da adesão ao tratamento, objetivando as metas de bom controle da glicemia. Tanto no DM tipo 1 como no Tipo 2, as mudanças no estilo de vida, alimentação adequada e saudável, a prática de exercícios físicos, uso da medicação prescrita, conforme cada caso, somadas ao acompanhamento de profissionais de saúde, contribuem significantemente para alcançar e manter o controle glicêmico e com isso prevenir a precocidade e o risco de aparecimento de complicações crônicas, como já descrito anteriormente.

No entanto, estudos apontam que a mudança de hábito alimentar e a dieta para 60% dos pacientes, é o passo mais difícil a ser incorporado na rotina. Ao todo, 95% têm dificuldades com o controle de peso, dieta saudável e exercícios regulares. Na verdade, não existe uma indicação de dietas rigorosas que dificultem a adesão e orientações dadas por leigos não devem ser seguidas. Procurar o profissional nutricionista habilitado deve fazer parte do tratamento do  paciente com Diabetes.

Mestre em Ciências   Nutrição -Nefrologia/Unifesp

CRN-3  9748